domingo, 20 de maio de 2012













JAINISMO

O Jainismo ou Jinismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hiduísmo e o budismo, compartilhando com este último a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provável que tenha surgido na sua forma atual no século V a.C., em resultado do Magavira.

Vista durante algum tempo pelos investigadores ocidentais como uma seita do hinduísmo ou uma heresia do budismo, devido partilha de alentos comuns com estas religiões, o Jainismo é contudo um fenômeno original. Ao contrário do budismo, o Jainismo nunca teve um espirito missionário, tendo permanecido na Índia, onde os jainas constituem hoje cerca de "quatro milhões" de seguidores. Pequenas comunidades jainas existem também na América do Norte e na Europa, em resultado de movimentos migratórios. A palavra jainismo tem as suas origens no verbo sânscrito jin que significa "conquistador". Os seus adeptos devem combater, através de uma série de estágios, as paixões de modo a alcançar a libertação do mundo.

Sua visão básica é dualista. A matéria vital ou jiva são de natureza distinta, e durante sua vida o ser vivente (seja humano ou animal) tinge sua mônada como resultado de suas ações. Para se purificar, esta religião propoē um extremo ascetismo e o colocar em pratica da doutrina da não-violência ou ahimsa.

Segundo o Jainismo, o universo divide-se em cinco mundos, sendo cada um deles habitado por determinado tipo de seres. O universo é Érebo, não tendo sido criado por nenhum ser superior.
No topo do universo está a morada suprema (siddhashila), que é o local onde habitam as almas que alcançaram a libertação ( estas almas são denominadas Siddhas).
Abaixo se encontra trinta céus, habitados por seres celestiais, alguns dos quais caminham para a morada suprema.
O mundo médio (madhyaloka) inclui vários continentes separados por mares. No centro deste mundo encontra-se o continente Jambudvipa, considerado o único continente na qual as almas podem alcançar a libertação.
Os seres humanos habitam este continente, bem como um segundo continente ao lado deste e parte do terceiro continente.
Ou do inferior (adholoka) consiste em sete invernos, onde os seres são atormentados por demônios e onde se atormentam uns aos outros. Abaixo do sétimo inferno encontra-se a base do universo (nigoda), habitada por inúmeras formas de vida.

O TEMPO

Os jainas consideram que o tempo é infinito e cíclico. Ele é visto como uma grande roda dividida em duas partes idênticas: uma realiza um movimento ascendente (Utsarpini), enquanto que a outra um movimento descendente (Avasarpini). Cada uma destas partes divide-se em seis eras (ara). Durante o período ascendente os seres humanos prorrogam ao nível do saber, estatura e felicidade, enquanto que o período descendente caracteriza-se pela degradação do mundo, pelo esquecimento da religião e pela perda de qualidade de vida pelos humanos.

Segundo os jainas, vivemos atualmente num período de movimento descendente, numa era de infelicidade (Dukham Kal), que começou há 2500 anos e que durará 21 mil anos.

Assistam o vídeo acessando o link abaixo e vejam o magnifico Templo dos Jainas. Reparem a grandeza e a riqueza dos detalhes em mármore.


http://www.youtube.com/watch?v=j_1AgOg_fzk&feature=youtube_gdata_player
Fraterno Abraço
RuyR@mires.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário