Entre os finais do século XI e a metade do XIII, a terrível
seita dos ismaelitas, minúscula no universo do Islã, trouxe temor e, por
vezes, pânico à região do Oriente Médio.
Tratava-se da Ordem dos Assassinos, assim chamada porque os seus
integrantes, antes de praticar os atentados, inalavam um estupefaciente,
o Hashishiyun, o haxixe. Seus seguidores caracterizavam-se pela
entregada total à missão que lhes era atribuída por seus superiores e
por não demonstrarem medo nenhum frente à morte que fatalmente os
aguardava após terem praticado suas ações terroristas.
O anúncio da ressurreição“Nada é verdade, tudo é permitido!” Hassan Sabbah.
O anúncio da ressurreição“Nada é verdade, tudo é permitido!” Hassan Sabbah.
No ano de 1166, na praça central da fortaleza de Alamut, no alto dos
Montes Elburz, no norte do Irã, o Grão-Mestre dos nizarins (como a Ordem
dos Assassinos chamava-se oficialmente), Hassan II, uma seita
dissidente do Islã, exultava frente aos companheiros e seguidores que
ocupavam todo o espaço à sua frente. Ele os convocara para um importante
anúncio.
O profeta dos assassinos
Queria dizer-lhes que, enfim, aproximava-se o dia da Qiyamat al Qiyamat,
a Ressurreição da Ressurreição, estando muito perto do momento em que,
pondo fim àquela época, iniciada há muito tempo por Adão, o Imam oculto
finalmente viria liderá-los na renovação de tudo. Dali em diante,
assegurou, não haveria mais liturgia, pois a religião tornara-se
puramente espiritual, sem templos ou culto. Que se preparassem,
portanto, para os novos tempos, concentrando-se todos eles dentro da
fortaleza de Alamut, um lugar inexpugnável para os seus inimigos, de
onde só sairiam para realizar suas operações de assassinatos seletivos.
A seita, obediente aos extremos rigores do militarismo, havia sido
fundada no ano de 1090 d.C., quando o missionário ismaelita Hassan
Sabbah (1034-1124 d.C.), encarnação de Deus na Terra, retornara do Egito
para a sua Pérsia nativa (ele nascera em Qom). Envolvido nas lutas pelo
poder entre a casa real egípcia e de Bagdá, ele decidira fundar uma
ordem secreta para enfrentar os seus adversários. Para tanto, se
inspirou nos antigos rituais de iniciação adotados pelos gnósticos, com
seu gosto pela ciência esotérica – a batanya – e pelo culto aos sinais
secretos, só alcançados depois de muita disciplina e dedicação ao
estudo. Em pouco tempo verificou-se que Hassan Sabbah, o xeque (título
dos soberanos árabes) das montanhas, criou uma teologia totalitária,
onde um só deus (Alá) se fazia representar por um só Imam (um líder
espiritual), e por um só representante (o próprio Hassan), com
autoridade de vida e morte sobre os seus seguidores. Tendo uma visão
trágica do mundo, considerando-o perdidamente maculado pela heresia e
pelo desacerto dos governantes, ele declarou guerra à religião oficial, o
Islamismo sunita, e também às dinastias que reinavam na região, fossem
as de raiz árabe ou turca seldjúcida. Líder de uma seita absolutamente
minoritária, Hassan Sabbah percebeu que somente poderia impor-se
naquelas circunstâncias por meio do terror. Em colocar seus inimigos em
permanente pavor de virem a serem assassinados. Ao apoiar um dos
governantes chamado Nizan, sua ordem denominou-se dos nizarins.
A estrutura da ordem
Consta que Hassan Sabbah além de um rigoroso exame de admissão dos
iniciados, recolhia crianças abandonadas ou as comprava de casais
miseráveis para fazer delas o seu exército de fiéis. Carentes de tudo,
os jovens aspirantes nizarins viam-no com um deus-pai, dedicando-se
integralmente à sua vontade, jamais ousando criticar uma ordem recebida
sequer. Tratou também de cultivar uma soberba biblioteca, considerada
uma das mais completas daquele tempo, não vendo nenhuma contradição
entre harmonizar a alta cultura islâmica com a prática de assombrosos
atentados terroristas. Ele gabava-se de ter à sua disposição 70 mil
homens e mulheres espalhados por boa parte do Oriente Médio, capazes de
executar qualquer missão por ele ordenada, mesmo que isso lhes custasse a
vida. Sim porque seus alvos não eram gente comum, mas vizires, sultões,
xeques, mulás, ulemás, cavaleiros cruzados, fosse quem fosse importante
que, aos olhos do Grão-Mestre dos assassinos, criava impedimentos à sua
política.
A mística
Hassan Sabbah apresentava-se com o Hojjat do Imam, aquele que falava e
agia em lugar do Imam oculto, que assim se encontrava apenas aguardando o
momento apropriado para aparecer. Era inerente à doutrina ismaelita, a
crença messiânica segundo a qual, fatalmente, dar-se-ia a Grande
Revelação. O salvador, que pairava sobre a sociedade sem mostrar-se, num
determinado dia deixaria o mundo das sombras. Os seus seguidores,
enquanto esse momento sagrado da Parusia não se dava, usariam os punhais
para purificar o ambiente, afastando da paisagem as ervas daninhas e os
frutos estragados que poderiam vir a ferir ou envenenar o ar do Imam
revelado. Nada mais perfeito para ele do que a sua morada naquela
fortaleza isolada do mundo, o Alamut, o ninho de águia, que logo seus
inimigos deram a indicar como “o ninho da serpente”, dado o bote
traiçoeiro das operações que ele ordenava (*).
(*) A fortaleza de Alamut ficava nos Montes Elburz, pertencente a uma cadeia de montanhas situadas ao Norte do Irã, na margem sul do Mar Cáspio. Área com escasso povoamento por causa da aridez geral.
(*) A fortaleza de Alamut ficava nos Montes Elburz, pertencente a uma cadeia de montanhas situadas ao Norte do Irã, na margem sul do Mar Cáspio. Área com escasso povoamento por causa da aridez geral.
O método dos assassinos
Apesar de andarem uniformizados na fortaleza de Alamut – trajes brancos
com um cordão vermelho enlaçando-lhes a cintura (cores que os cavaleiros
templários irão adotar) -, os fadavis, os devotos, quando recebiam uma
missão, camuflavam-se. Preferiam misturar-se aos mendigos das cidades da
Síria, da Mesopotâmia, do Egito e da Palestina para não despertarem a
atenção. Em meio à multidão urbana, eles eram “adormecidos”, levando uma
vida comum sem atrair suspeitas, até que um emissário lhes trazia a
ordem para “despertar” e atacar. Geralmente eles aproximavam-se da sua
vítima em número de três. Se por acaso dois punhais fracassem, haveria
ainda um terceiro a completar o serviço. Atuavam esses “anjos da
destruição” do Velho da Montanha, como muitos chamavam Hassan Sabbah, em
qualquer lugar – nos mercados, nas ruas estreitas, dentro dos palácios e
até mesmo no silêncio das mesquitas, lugar por eles escolhido em razão
das vítimas estarem ali entregues à oração e com a guarda relaxada. Até o
grande sultão Saladino, inimigo de morte deles, eles chegaram a
assustar, deixando um punhal com um bilhete ameaçador em cima da sua
alcova.
O uso da droga
Capturados, eles nada diziam. Viviam, como se dizia, num estado alheio
as coisa do mundo, numa esfera especial amparada pela Lei Divina,
mostrando absoluta indiferença pelo seu destino da terra. Seguiam para o
cadafalso sem pestanejar, deixando aos executores a terrível sensação
de impotência perante aquele fanatismo.
Esse comportamento autista é que contribuía para que acreditassem que
eles inalavam haxixe antes de aplicarem as sentenças de morte, advindo
daí, por corruptela, a palavra assassino. Alguns historiadores ponderam
que a utilização de um estupefaciente tão poderoso como o haxixe não
poderia excitar a violência nem a agressividade necessária para praticar
um crime a sangue frio.
A droga teria ainda uma outra função. Acreditam, isso sim, que ela
fosse usada por Hassan Sabbah nos rituais de iniciação da ordem como uma
introdução à ideia do Paraíso, para que os aspirantes tivessem,
experimentando a erva que lhes era oferecida num jardim das delícias,
uma primeira prova das volúpias imateriais que guarda-los-iam no futuro,
quando da sua morte em função da causa. Foi esse o sentido que o poeta
Baudelaire captou com o seu Poème du Haschisch (Paraísos artificiais,
1858-60).
Aproximação com os cruzados
Hassan Sabbah e seus sucessores trataram de ocupar a maior parte dos
fortes e fortins, numa linha que se estendia do Irã até a Palestina,
passando pela Síria, para fazer com que a influência da ordem fosse
sentida em todas as paragens e para que os punhais dos devotos
provocassem medo em toda a parte. Odiados por turcos e árabes, por
sunitas e xiitas, dos quais eram um ramo dissidente, foi inevitável que a
Ordem dos Assassinos, num primeiro momento, se aproximasse dos
cavaleiros cruzados, tão estranhos na região da terra Santa como eles
mesmos se sentiam.
Não só isso. Seguramente foi aquela simbiose entre fé fanática e
disciplina militar extremada que fascinou os primeiros nove cavaleiros
cristãos, liderados por Hugo de Payens, decidiram-se por fundar a Ordem
dos Cavaleiros do Templo, no ano de 1118. A dedicação integral e
absoluta dos devotos, a abjuração de tudo, inclusive da vida, a cega
obediência e o espírito de ordem monástico-guerreira que os tornavam
membros de uma cavalaria espiritual, logo estreitou ainda mais o ideário
dos cavaleiros cristãos com dos assassinos.
Assassinos e zelotes
Guardadas as devidas distâncias e motivações, há muita similitude no
modus operandi dos assassinos a mando do Velho da Montanha, com as ações
e atentados realizados pelos zelotes, militantes da causa judaica
anti-romana. Aparecidos no século I a.C. eles reagiram à presença das
águias imperiais na Palestina e na Judeia, praticando atentados
seletivos, matando não só representantes da autoridade romana, mas
fundamentalmente judeus que se mostravam dispostos a colaborar com eles.
Os zelotes tiveram um notável papel no levante antirromano e,
seguramente, formavam a maioria dos fanáticos que se refugiaram na
fortaleza de Massada, para lá resistirem até o fim, uns mil deles, sem
se renderem às legiões do general Silva, que a ocupou no ano de 73 a. C.
Por eles portarem ostensivamente suas adagas e facas em público,
ameaçando meio mundo, os gregos os chamavam de Sicarii (do grego
Sikarion = homem do punhal).
O historiador Arnold Toynbee determinou o comportamento dos povos
invadidos daquela região em dois tipos. Chamou de herodianos (do rei
Herodes, um monarca judeu colaboracionista), aqueles que não só aceitam o
domínio estrangeiro como abertamente colaboram com o ocupante, enquanto
que os zelotes eram justamente o contrário. Seriam os que rejeitavam
qualquer aproximação ou acordo com os estrangeiros invasores. Os
assassinos ismaelitas não se enquadram nessa classificação porque não
estavam a serviço de uma causa nacionalista, mas sim de uma ordem
religiosa sectária, que repudiara tanto a dinastia Fatímida do Egito
quanto a Abássida de Bagdá.
Cavaleiros e poetas
Os templários não só adotaram uma série de preceitos e regulamentos
tomados emprestados da Ordem dos Assassinos, como também fizeram suas as
cores deles: o branco e o vermelho. Tão próximas foram estas relações
que até Luís IX, rei da França, certa vez enviou uma missão diplomática a
visitar o castelo de Jebel Nosairi, ocupado por um chefe local da Ordem
dos Assassinos.
Frederico II, o Barbarossa, o imperador alemão que participou das
cruzadas convidou vários ismaelitas para que o acompanhassem de volta à
Europa, dando-lhes copa franca na sua corte.
A atração por sociedades secretas seduziu também aos poetas italianos
do Dolce stil nuovo, como Guido Cavalcanti e Dante Alighieri, que,
inspirando-se num livro da mística xiita intitulado “Jardim dos Fiéis do
Amor” criaram a sua própria irmandade secreta, a dos Fedeli d´Amore.
Portanto, o gosto de muitos europeus por congregarem-se ao redor de
lojas esotéricas, com rígidos rituais de iniciação e um ar secretíssimo,
hábito tomado na época das cruzadas, provavelmente lhes foi instilado
pelos feitos da Ordem dos Assassinos.
O fim da ordem
Protegidos por uma fortaleza tida como inexpugnável, que nenhuma força
local poderia tomar de assalto, foi preciso esperar a invasão dos
mongóis, no século XIII, para que finalmente o ninho da águia fosse
destruído pelos poderosos invasores no ano de 1260, pondo fim a ameaça
que a seita dos assassinos representava em todo o Oriente Médio. A
legenda que deixaram foi difundida no Ocidente pelos cavaleiros cristãos
e pelos monges escribas que os acompanharam, impressionados com a
história terríveis a que os devotos estavam associados, símbolos vivos
do que era possível fazer com um ser humano, tornado simples objeto
maligno ao serviço do fanatismo.
Fraterno Abraço
RuyR@mires.'.
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